Entrevista: Rafael Libério, o chef que pilota o menu do Réveillon Charme Atins

O Réveillon é um momento mágico, onde as expectativas para o ano novo se encontram com a energia da celebração. No Atins Charme Beach Bar, essa ocasião ganha um toque especial: a combinação perfeita entre música, natureza e uma gastronomia que promete encantar até os paladares mais exigentes. À beira-mar, com os pés na areia e um céu estrelado como cenário, você está convidado para uma noite de experiências sensoriais únicas.

Para tornar essa celebração ainda mais memorável, nosso chef Rafael Libério preparou um menu exclusivo, inspirado nas cores, aromas e sabores que representam o espírito de Atins e a renovação de um novo ano. Descubra o que está por trás dessas criações e o que você pode esperar na noite mais esperada do ano!

Perguntas:

1. Inspirações:

• De onde veio a inspiração para o menu da festa de Réveillon? Houve influência das tradições locais ou de outras culturas?

Rafael Libério: A minha inspiração vem de memórias, momentos em famílias e viagens. Eu cresci em uma família grande em que o réveillon sempre foi um momento de muita fartura a mesa para atrair essa mesma fartura para o ano que vem entrar e é isso que busco fazer nesse menu do réveillon.

• Como você relaciona o ambiente de Atins, com sua natureza exuberante, ao conceito das suas criações para o evento?

Eu busco sempre os melhores ingredientes locais para ter algo fresco e único para os nosso convidados. Temos um foco muito grande em frutos do mar locais como a lagosta, camarão, pescada amarela e caranguejo.

2. Sabores e Ingredientes:

• Quais sabores você escolheu destacar neste menu e por quê?

Vamos destacar os sabores que marcam uma mistura bem maranhense com o mediterrâneo. Sempre brinco que Atins é uma vila de pescador que está na costa do Brasil, mas poderia muito bem estar na costa da Itália ou da Grécia. 

• Existem ingredientes regionais ou sazonais que desempenham um papel especial nos pratos?

Sim! Os ingredientes locais são a grande estrela da noite. Tanto os frutos do mar quanto os frutos locais como o bacuri por exemplo.

3. Conexão com o evento:

• Como a escolha dos pratos reflete o tema de celebração e renovação do Réveillon?

Focamos em pratos preparados na frente dos convidados esse ano, para destacar o frescor dos nossos preparos e também o espirito de compartilhar e união.

• Há algum prato ou combinação que você acredita que simboliza o espírito da Charme Atins?

Os nossos dois destaques desse ano, o arroz do mar e arroz da terra são o puro espirito da charme, trazendo muita fartura, beleza e regionalidade.

4. Experiência do público:

• O que você espera que os convidados sintam ou experimentem ao provar o menu da festa?

A ideia é que o publico tenha uma experiência única podendo experimentar vários sabores através das estações que preparamos, cada estação será uma experiência nova. O que queremos é que o nosso réveillon seja memorável para os nossos convidados.

• Você incluiu alguma surpresa no menu que os convidados só descobrirão na hora?

Sim! Mas é segredo. Rs rs 

5. Culinária e arte:

• Para você, qual é o papel da gastronomia em um evento como o Réveillon?

Para mim a gastronomia deve restaurar as forças e o espirito e é isso que nos propomos em fazer, criando um menu que irá alimentar não so corpo mais também alegrar e surpreender as pessoas.

• Você tem alguma mensagem ou desejo para transmitir através dos pratos que criou?

Sim! Quero mostrar a gastronomia maranhense em sua roupa mais chique, á altura da ocasião que é um réveillon a beira do mar de Atins.

EXPLORE OUTRAS MATÉRIAS



DESCUBRA ATINS: UM PARAíSO PARA O INíCIO DO ANO

Para quem busca uma experiência única de viagem, Atins, no Maranhão, é um destino que combina tranquilidade, paisagens deslumbrantes e…

ENTREVISTA: RAFAEL LIBéRIO, O CHEF QUE PILOTA O MENU DO RéVEILLON CHARME ATINS

O Réveillon é um momento mágico, onde as expectativas para o ano novo se encontram com a energia da celebração.…