FAQ
Tudo o que você precisa saber sobre a Charme Atins e os Lençóis Maranhenses
ATINS E OS LENÇÓIS MARANHENSES
Os Lençóis Maranhenses são deslumbrantes em qualquer época do ano. Existem lagoas cheias o ano todo. São mais de 60 mil lagoas, então sempre terá uma lagoa cheia.
Entre junho e início de setembro é a alta temporada, com poucas chances de chuvas e temperaturas quentes. Além disso, com muito vento para a prática do kitesurf. Se preferir um clima mais seco e quiser evitar o fluxo turístico mais intenso, os meses de outubro a dezembro são perfeitos.
Em janeiro e fevereiro as chuvas começam. O clima em Atins é calmo, e aqui sempre faz calor. Esse período é ideal para se conectar à natureza.
De março a maio é o auge do período chuvoso. As lagoas começam a encher novamente, enquanto surgem cachoeiras efêmeras que se formam pelas aguas das lagoas que deságuam na beira do mar, dentro do Parque dos Lençóis Maranhenses. O cenário é fascinante para quem gosta de ver a transição da paisagem. A vegetação também fica mais verde e exuberante. Se você gosta de um clima mais fresco e quer ver a natureza em transição, esse pode ser um período interessante para visitar.
Atins está na porta do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A visita do parque se faz somente com veículos 4×4 credenciados. Para chegar as pousadas ao parque, são entre 5 e 10 minutos em um desses veículos.
O vilarejo de Atins está localizado no município de Barreirinhas, a 280 km de São Luís. A partir do Aeroporto Internacional de São Luís, pega-se um transfer terrestre (carro) de aproximadamente 3 horas até a cidade de Barreirinhas. Esse trajeto também pode ser feito em um pequeno avião ou helicóptero. Após chegar em Barreirinhas, realiza-se um traslado de 40 minutos de lancha pelo Rio Preguiças até chegar em Atins.
propriedades charme atins
O atendimento caloroso e hospitaleiro da equipe é sempre elogiado por nossos hóspedes. Receber bem é a nossa maior paixão. E, pensando na acolhida de que vem de fora, fomos os pioneiros a oferecer transfer para que os visitantes possam circular dentro do vilarejo, aproveitando esse destino ao máximo.
A culinária maranhense, elaborada pelas melhores cozinheiras de Atins, é nosso carro-chefe. Mas os restaurantes da família Charme Atins contemplam ainda a cozinha japonesa e a mediterrânea – sempre mescladas aos sabores únicos daqui. Também trabalhamos com insumos locais, recebendo, sobretudo, camarão e peixes de pescadores da região.
Projetadas com madeira local e telhado de buriti, nossas pousadas são envoltas por jardins, criando ambientes serenos e confortáveis. A ventilação das estruturas é natural, mas também disponibilizamos ar condicionado e ventilador.
Também adoramos bichinhos de estimação, mas infelizmente não aceitamos pets no hotel.
Relacionamento com o povoado
Sim. Desenvolvemos parcerias com os comércios locais, bares e restaurantes, escolas de kitesurf, massagistas, manicures, paisagistas, empreiteiros e barracas de praia.
O grupo Charme Atins chegou com respeito pela comunidade, buscando entender a transformação pela qual o povoado estava passando. Com o acolhimento dos habitantes, procuramos as associações de moradores para contribuir com as entidades de apoio a jovens, mulheres e pessoas carentes. Para tornar o projeto viável, fizemos contato com os empresários estrangeiros, brasileiros, e com empresários de Atins. Procuramos unir as forças para, juntos, encontrar soluções de desenvolvimento sustentável para preservar o destino.
Nossa equipe é formada por 90% de pessoas locais. Nosso objetivo é desenvolver o turismo da região de maneira sustentável, capacitando os nossos colaboradores e permitindo a eles contínuo crescimento profissional.