
Quase todo mundo volta dos Lençóis com a mesma sensação: as fotos não fazem justiça. A areia sai branca demais, a lagoa perde o azul, e aquele campo de dunas que parecia infinito vira uma faixa clara sem começo nem fim. Não é falta de equipamento. É que a paisagem exige um jeito próprio de ser lida.
Os Lençóis são feitos de duas coisas que a câmera captura mal: textura e escala. Fotografar bem aqui é, antes de tudo, uma questão de horário e de referência. O resto vem depois.

Existe um conflito de interesses na fotografia dos Lençóis que ninguém conta antes. As dunas pedem sol baixo, porque é a luz rasante que revela as ondulações da areia e cria as sombras que dão relevo. As lagoas pedem sol alto, porque é a luz vertical que penetra na água e faz aparecer aquele verde-turquesa que parece impossível.
Ou seja: você não resolve tudo numa saída só. A viagem ideal para quem fotografa tem pelo menos uma saída de madrugada, uma de meio de dia e uma de fim de tarde, em dias diferentes.
Saída às 4h30. A areia ainda está sem pegadas e a luz corre rente ao chão. É o único momento com dunas intactas e sombras longas.
Entre nove e onze, a água já recebe luz suficiente para revelar cor sem estourar o branco da areia. Bom meio-termo para quem só tem um dia.
A pior luz para as dunas e a melhor para as lagoas. O turquesa aparece inteiro. Use o polarizador e aceite que a areia vai ficar plana.
A hora dourada dura pouco e vale cada minuto. A areia fica âmbar, as cristas ganham desenho e as lagoas viram espelho.
Os vinte minutos depois do pôr do sol. Céu ainda com cor, dunas em silhueta e água refletindo tudo. Precisa de tripé.
Sem luz artificial em volta, o céu do parque entrega Via Láctea a olho nu entre maio e outubro. Tripé, ISO alto e lente clara.

Este é o erro mais comum. Sem um ponto de referência, uma duna de setenta metros e um monte de areia de dois metros produzem exatamente a mesma imagem. A solução é sempre a mesma: coloque uma pessoa no quadro, pequena, longe, caminhando na crista. Roupa de cor sólida funciona melhor, e tons quentes ou escuros se destacam contra o branco da areia.
Outros três hábitos mudam o resultado. Fotografe de baixo, apoiando a câmera quase no chão, para que as ondulações da areia virem primeiro plano. Use as cristas como linhas diagonais que conduzem o olhar, em vez de centralizar o horizonte. E em dia de céu limpo, dê menos espaço ao céu: um azul vazio ocupando metade do quadro rouba a atenção que a areia merecia.
Nas lagoas, aproxime a lente da superfície da água. A poucos centímetros dela, o reflexo se organiza e a duna do outro lado aparece duplicada. É a foto que quase ninguém faz porque exige ajoelhar na areia molhada.

A grande angular resolve as fotos de escala e de primeiro plano. A teleobjetiva, que quase ninguém traz, comprime as camadas de dunas em faixas sobrepostas e produz as imagens mais gráficas do parque. Se puder escolher só uma coisa além do corpo da câmera, leve um polarizador circular: ele corta o brilho da superfície, aprofunda o azul e é o único acessório insubstituível aqui.
A areia é o inimigo real. Não troque lente ao ar livre com vento, guarde o equipamento em saco fechado entre uma parada e outra e leve um pano de microfibra para a maresia, que embaça a frente da lente sem avisar. Baterias extras também, porque o calor drena mais rápido do que o esperado.
Para quem fotografa com celular, três ajustes fazem quase todo o trabalho: limpe a lente antes de cada série, trave a exposição tocando na areia clara e puxando o brilho levemente para baixo, e use a ultra-angular apoiando o aparelho perto do chão. Se o seu modelo tiver captura em RAW, ative.

A vila é uma base privilegiada porque coloca três paisagens diferentes ao alcance de um mesmo dia: o campo de dunas, a foz do rio e a praia aberta.
Gavião, do Kite e do Charme pela manhã. Sete Mulheres e Maria Vitória no fim da tarde, quando a água vira espelho. Detalhes em as melhores lagoas.
Kites coloridos contra o branco da areia, barcos de pesca e a linha onde o rio encontra o mar. Melhor entre o meio da manhã e a tarde.
A revoada dos guarás às cinco da tarde sobre o rio, e as ruas de areia de Atins com os cavalos e os buritis no fim do dia.
Sobre a época: as lagoas ficam mais cheias entre julho e setembro, o que garante reflexos e cor. Em outubro ainda há água nos circuitos principais, com menos gente no quadro. De janeiro a junho a paisagem é outra, mais verde.

EXPLORE OUTRAS MATÉRIAS
Réveillon 2027 nos Lençóis Maranhenses: duas festas pé na areia no Rancharia Charme Beach, em Atins, com line-up, open bar, ingressos e onde se hospedar.
As dunas dos Lençóis se movem alguns metros por ano, empurradas pelo mesmo vento que traz os kitesurfistas. As lagoas…